20 julho 2014

10 campanhas que provam que não precisamos de 'Padrão de Beleza'

1. Aerie
Campanha da marca de lingerie americana Aerie
Mulheres reais e nenhum retoque de imagem. Com essa promessa, a marca americana Aerie, concorrente de gigantes como a Victoria’s Secret, conquistou atenção e admiração mundial no começo deste ano. Entre as mudanças anunciadas para o lançamento de sua coleção Primavera/Verão, a marca justificou-se: “Achamos que é hora de ser real e pensar real. Queremos que todas as garotas se sintam bem sobre si mesmas e sua imagem, por dentro e por fora”.

2. Antes e depois
Um vídeo que mostra, em tempo real, como o tratamento de imagem transforma uma mulher comum em uma supermodelo – e que em nada se parece com a matéria-prima original. O objetivo da campanha é era encorajar o uso de alertas em imagens manipuladas digitalmente na publicidade. Toda a maquiagem da modelo também foi criada por computador.

3. Você não é um croqui
Anúncios comparam modelos anoréxicas a sketches
Criada pela agência brasileira de modelos Star Models, a campanha You Are Not a Sketch (Você não é um croqui, em tradução livre) conquistou fama internacional. A ação de marketing coloca lado a lado croquis (rascunhos) feitos por estilistas e mulheres reais. A referência desenhado no papel é claramente inviável para qualquer pessoa verdadeira, e isso pode gerar consequências perversas, como a anorexia.

4. Selfie
No começo de 2014, após o sucesso do seu Campanha Pela Real Beleza Dove lançou uma campanha voltada para as adolescentes. O tema não poderia ser mais apropriado: batizada de Selfie, a campanha desafia jovens a tirarem um autorretrato do que menos gostam em si mesmas e postarem nas redes sociais. Dirigido pela vencedora do Oscar de documentário Cynthia Wade, a campanha desafia as meninas a descobrirem beleza onde só viam defeitos.

5. Perfeição
Oglivy
Com apenas uma imagem e poucas palavras, o anúncio da agência Olgivy provoca reflexão. A foto de uma garotinha bebê é acompanhada pelas palavras “Ela é perfeita. Até que nós a ensinemos o contrário”. A campanha End Body Hate (Pelo fim do ódio ao corpo, em tradução livre) compara ainda tudo que pais e mães amam num bebê (braços gordinhos, barriga saliente) com aquilo que é ensinado às garotas como defeitos e problemas.

6. Diferenças
Campanha da Debenhans quye baniu o Photoshop
Lado a lado, a mesma modelo em dois momentos: cintura menor, pescoço mais fino, pele sem falhas. O antes e depois foi divulgado em 2013 pela rede vajerista de moda britânica Debenhans, acompanhado pela promessa do fim do retoque de imagens em sua publicidade. “O uso de técnicas digitais para criar formas do corpo irreais pode tornar homens e mulheres mais inseguros sobre sua aparência", disse a empresa em um comunicado.

7. Sou uma garota e sou bonita
Divulgação/Campanha da cidade de NY pela auto-estima de garotas
No começo do ano passado, os metrôs e ônibus de Nova York mostraram imagens de garotas de etnias, cabelos, pesos e estilos diferentes ao lado da frase “Eu sou uma garota, e sou bonita do meu jeito” . A ação de marketing, criada pela prefeitura da metrópole, era voltada para meninas entre 7 e 12 anos e tinha o objetivo de promover a auto-estima das pré-adolescentes.

8. Consumidoras na tela
A linha de cosméticos britânica No7 escolheu consumidoras de verdade para estrelar seus materiais publicitários em 2013. Sem modelos e sem limite de idade, as protagonistas são maquiadas durante o comercial e dão o seu depoimento sobre os produtos no final do vídeo.

9. Naturais
Campanha da marca Triology Unretouched
“100% sem retoques”. Em maio do ano passado, a marca de cosméticos australiana Trilogy também escolheu questionar o Photoshop e banir o tratamento de imagem de suas campanhas. A marca convidou funcionárias da empresa a assumir o posto de modelos, e lançou ainda uma campanha no Instagram com a hashtag #filterfreefriday, que desafiava as internautas a postarem fotos de si mesmas sem filtros.

10. Sem retoque
Make up Forever
Em 2011, a marca de cosméticos Make Up Forever, que pertece à Louis Vuitton, anunciou sua primeira campanha sem tratamento digital. A campanha com zero Photoshop promovia o lançamento da linha de produtos HD Definition. A recepção da ação de marketing foi mista: ainda que demonstrasse um avanço no setor das campanhas de cosméticos, as modelos eram claramente bem produzidas.

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